
Dr. Fernando Salvino
Você deu o primeiro passo entrando aqui
Parapsicólogo Clínico e Psicoterapeuta


Parapsicologia Clínica
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Centrada na Evolução Lúcida Pluriexistencial - "vidas passadas"
As bases:
Eu e você, já existíamos antes da concepção e da infância, assim como antes de termos nossas famílias (pais); já nascemos alguém, com traços, temperamento, esquemas, crenças, pensamentos automáticos e visão de mundo, memórias, experiências diversas assim como traumas; já nascemos com afetos e desafetos, com afinidades com uns e outros e aversão; preferências e noções de gosto e inclinações por isto ou aquilo. Somos herdeiros de nós mesmos e nos atualizamos nesta vida através de nossos pais, família, amigos, cultura, língua e contexto histórico, onde somos uma personalidade palingenética, formada ao longo dos milênios de evolução. Nossos problemas, dor e sofrimento, são decorrentes de cognições distorcidas por pensamentos, crenças e esquemas (núcleo da personalidade) formados a partir de experiências, memórias e significados associados a dor, saudade e também alegria e contentamento, cuja origem remonta à vidas passadas, antes da concepção, sejam vidas "encarnadas" ou "desencarnadas".
Técnicas psicoterapêuticas:
- Terapia de Vidas Passadas (Regressão) e vida atual, método desenvolvido ao longo dos anos de trabalho.
- Hipnoterapia (Eriksoniana) e Psicotranseterapia Clínica (Elieser Mendes)- Reprogramação mental (PNL)
- Meditação clínica (mindfullness, raja - kriya yoga/meditação microcósmica)
- Técnicas Cognitivas - Comportamentais, Esquema (baseadas em Leahy, Beck e Young)
- Orientação e Aconselhamento Evolutivo
- Projecioterapia (Apometria)
- Orientação e Aconselhamento Psi (parapsicológica e psicológica) em casos de experiências mediúnicas, psicodélicas, meditativas, espirituais/transpessoais, extraterrestres e as consideradas anômalas.


Auto-comprometimento
Auto-investigação
Auto-conhecimento
Método
A psicoterapia é investigativa. O paciente se pesquisa, se compreende, se estuda, se experimenta, se analisa, se modifica, tira conclusões sobre si mesmo, testa hipóteses, reformula pensamentos, emoções, crenças e padrões, e eu atuo como facilitador. O método visa o realinhamento geral interno e na vida/existência do paciente. O método é bastante simples e objetivo.

Processo Psicoterapêutico
O processo psicoterapeutico envolve: (1) sessões de psicoterapia parapsicológica/transpessoal (análise parapsicológica, conversas investigativas) (2) retrocognição clínica ou regressão de memória (além de vivências de expansão de consciência, hipnose, técnicas energéticas, autopesquisa lúcida e outras (conforme o caso) e (3) meditação, incluindo alguns exercícios de Yôga (com ênfase a ásanas, pranayamas e qi gong, para cada caso). Estes 3 aspectos formam os pilares da Parapsicologia Clínica.

Ética Universal
Trato o paciente como uma pessoa inteira, humana e consciencial e não como um doente ou puramente uma consciência, corpo ou espírito; nisso repousa todo resultado desta psicoterapia integral. O método é baseado na ética cósmica maior, amparada pelos amparadores que orientam a evolução, que é o respeito e o amor fraterno (cosmoética) como base do discernimento e no relacionamento clínico, assim como no autoconhecimento e autotransformação lúcida.

Ciclo Psicoterapêutico, Autoinvestigação e
Yôga
A psicoterapia começa com o primeiro contato, seja por email, telefone ou pessoalmente. Em alguns casos ocorre o contato extracorpóreo entre eu e o paciente. Após agenda-se a primeira consulta.
Nesta consulta inicia-se o vínculo terapêutico e o contato com o motivo da procura e ajuda. Inicia-se a investigação participativa, em ciclos de pesquisa-ação, onde em conjunto, investigamos as causas e as razões verdadeiras que geram a perturbação, o sofrimento e os problemas do paciente. A maneira como investigamos, apesar de variar conforme o caso, inclui a pesquisa da memória profunda incluindo as vidas passadas, pela regressão terapêutica, o tratamento cognitivo-psicológico (mental), o aprendizado de métodos e técnicas para a manutenção e recuperação da saúde e assim por diante. Uma vez tendo terminado um ciclo psicoterapêutico, o paciente poderá dar continuidade a novo ciclo, até que o processo finalize naturalmente. Após o término da Psicoterapia e tendo o paciente aprendido as ferramentas para a conservação da saúde, passa a ser orientado à prática do Yoga como prática permanente e paralela a autoterapia contínua. O paciente pode se tornar meu aluno ou aluno de outro professor. Os meus alunos são aos poucos treinados a realizarem a autopesquisa mais profunda dando fim a relação de dependência para a de inter-dependência.