
Dr. Fernando Salvino
Você deu o primeiro passo entrando aqui
Parapsicólogo Clínico e Psicoterapeuta


Parapsicologia Clínica
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Centrada na Evolução Lúcida Pluriexistencial - "vidas passadas"
As bases:
Eu e você, já existíamos antes da concepção e da infância, assim como antes de termos nossas famílias (pais); já nascemos alguém, com traços, temperamento, esquemas, crenças, pensamentos automáticos e visão de mundo, memórias, experiências diversas assim como traumas; já nascemos com afetos e desafetos, com afinidades com uns e outros e aversão; preferências e noções de gosto e inclinações por isto ou aquilo. Somos herdeiros de nós mesmos e nos atualizamos nesta vida através de nossos pais, família, amigos, cultura, língua e contexto histórico, onde somos uma personalidade palingenética, formada ao longo dos milênios de evolução. Nossos problemas, dor e sofrimento, são decorrentes de cognições distorcidas por pensamentos, crenças e esquemas (núcleo da personalidade) formados a partir de experiências, memórias e significados associados a dor, saudade e também alegria e contentamento, cuja origem remonta à vidas passadas, antes da concepção, sejam vidas "encarnadas" ou "desencarnadas".
Técnicas psicoterapêuticas:
- Terapia de Vidas Passadas (Regressão) e vida atual, método desenvolvido ao longo dos anos de trabalho.
- Hipnoterapia (Eriksoniana) e Psicotranseterapia Clínica (Elieser Mendes)- Reprogramação mental (PNL)
- Meditação clínica (mindfullness, raja - kriya yoga/meditação microcósmica)
- Técnicas Cognitivas - Comportamentais, Esquema (baseadas em Leahy, Beck e Young)
- Orientação e Aconselhamento Evolutivo
- Projecioterapia (Apometria)
- Orientação e Aconselhamento Psi (parapsicológica e psicológica) em casos de experiências mediúnicas, psicodélicas, meditativas, espirituais/transpessoais, extraterrestres e as consideradas anômalas.

Método - Sistemática
O Tao Yoga é um sistema integral de métodos harmonicamente ligados entre si por laços de coerência regido por um sistema de princípios que compõe sua fundamentação epistemológica (filosófica) enquanto sistema científico voltado ao autoaperfeiçoamento e a libertação interna.
Métodos
Enquanto sistema de métodos apresenta-se na forma de 8 mutações (fases ou estados) ou como é conhecido no Yoga indiano sistematizado por Patañjali, 8 angas (daí ashtanga). Cada princípio de mutação obedece a um princípio de autoaperfeiçoamento.
Em uma relação inicial, cada fase de mutação corresponde a um dos angas como segue:
1. Yama ......................................Trovão (Incitar)
2. Nyama ....................................Lago (Alegria)
3. Ásana .....................................Terra (Receptivo)
4. Pranayama .............................Fogo (Aderir)
5. Pratyahara .............................Água (Abismal)
6. Dharana .................................Vento (Suavidade)
7. Dhyana ...................................Montanha (Quietude)
8. Samadhi .................................Céu (Criativo)
A sistematização em 8 fases de mutação é relacionada com a sistematização das 5 fases de mutação, onde ambos se complementam, compondo o que Dr. Yang chamou de 5 regulações, cada qual relacionado com uma das 5 fases e associado ao movimento de refinação interna (no total de 4 refinações).
As 5 regulações
1. Regulação do Corpo: relaxamento corporal (técnicas)
2. Regulação da Respiração: respiração Yang (para trabalho externo) e Yin (para meditação ou trabalho interno).
3. Regulação da Energia: pela circulação voluntária e intencional da energia pela órbita microcósmica, macrocósmica e lavagem da medula.
4. Regulação da Emoção/Sentimentos: pelo cultivo da amizade para com o feliz (interno e externo), compaixão com o sofredor (interno e externo), alegria pelo virtuoso (interno e externo) e indiferença com o malvado (interno e externo). A regulação deste aspecto pode necessitar uma intervenção de auxílio externo, em Psicoterapia mediante o acesso às emoções e até mesmo a traumas mais profundos em vidas anteriores.
5. Regulação do Espírito (Consciência): assentamento na serenidade e paz de espírito, expansão de consciência (samadhi) e dissolução do eu (kaivalyam ou o objetivo do Yoga).
As refinações
Enquanto que as regulações são os aspectos mais técnicos ou externos (yang), as refinações são os aspectos qualitativos ou internos (yin), relacionados a maturação de atributos, qualidades, aspectos subjetivos puros do espírito. Assim considera-se 4 movimentos de refinação:
1. Refinação da Intencionalidade (Yi): calibração da intencionalidade benevolente.
2. Refinação de Jing em Chi: mudança de estado denso para sutil
3. Refinação de Chi em Shen: mudança de estado sutil para consciência
4. Refinação de Shen em Tai Chi: mudança de estado de consciência para consciência cósmica (samadhi, kaivalyam).
Trabalho Externo e Interno (Wai-Dan/Nei-Dan): ashtanga/pákua Yoga
O Tao Yoga (no que diz respeito às 5 regulações e 4 refinações) é composto de um trabalho externo, Yang, e de um trabalho interno, Yin.
1. Trabalho Externo (Yang ): pode ser chamado de Wai-Gong (trabalho externo), Wai-Dan (elixir externo ou alquimia externa), Wai-Jia (escola externa). Na sistematização de Patañjali, corresponde aos 5 primeiros angas: Yama, Nyama, Ásana, Pranayama, Pratiahara. É essencialmente o fortalecimento da estrutura que viabilizará o samadhi (ou estado Tai Chi - Wu Ji), ou seja, a estrutura ética, a estrutura de comprometimento com o autoaperfeiçoamento, a estrutura física, a estrutura cardio-respiratório, a estrutura energética e a condição para o recolhimento. Este processo de 5 etapas (que correspondem às 3 primeiras regulações e as 2 primeiras refinações) são fases de mutação da consciência, etapas verdadeiramente alquímicas (autotransformação) que correponde à primeira e segunda refinação (fundamentos e refinação de Jing em Chi).
Do ponto de vista metodológico, temos que:
1. A ética correta (de acordo com o Tao)
2. O auto-aperfeiçoamento
3. A postura firme e confortável
4. A respiração e a circulação correta da energia
5. O recolhimento, retorno, do externo ao interno (aqui dando início ao tabalho interno).
Do ponto de vista técnico, a ética correta significa o princípio da não-luta (ahimsa) ou benevolência; não-mentir ou a sinceridade/honestidade; não-roubar ou cultivo ao mérito próprio; não promiscuidade ou não dissipar a sexualidade; e não cobiçar ou satisfazer-se com o que se tem. Estas normas de restrição e orientação ética formam o fundamento da ciência e prática do Tao Yoga. O autoaperfeiçoamento caracteriza-se pela limpeza do corpo (pela higiene e pela alimentação correta), da mente (higienizar a mente dos maus pensamentos) e do local onde vivemos, a busca do autocontentamento, a autosuperação, o autoestudo (ou autopesquisa, autoinvestigação) e a autoentrega (ou entrega à nossa verdade interna, autenticidade). A partir deste trabalho mais externo passamos a trabalhar a condição de nos assentarmos numa posição firme e confortável em qualquer condição e situação de nossas vidas. Para isto a ética e o autoaperfeiçoamento precisam estar em primeiro lugar, assentadas, e de resto a postura firme e confortável poderá ser mais facilmente estabelecida. O corpo-a energia, o sentimento, a mente, tudo interligado posturalmente, firme e confortável, no eixo. A partir disso, regula-se a respiração e a energia, pela correta inspiração e expiração, em variantes de força (yang) e suavidade (yin), harmonizando kan e li (água e fogo). Com a orientação ética regulada, comprometido no autoaperfeiçoamento, firme e confortável na postura, respirando naturalmente e tendo colocado sua energia para circular, segue o recolhimento dos meios de expressão do espírito (shen, citta), qual seja: evidência, inventividade, imaginação, sono e memória. Com este recolhimento, ou seja, a suspensão da atividade da mente (atenção) dos conteúdos de evidência (percepção direta, inferência), da lembrança do passado, das invenções, da imaginação e da tendência à inconsciência (dormir, apagar, inconsciência), o praticante inicia o trabalho essencialmente interno.
2. Trabalho Interno (Yin ): pode ser chamado de Nei-Gong (trabalho interno), Nei-Dan (elixir interno ou alquimia interna), Nei-Jia (escola interna) ou Tao-Yin (assentar a calma, caminhar para dentro, retorno, recolhimento, meditação). É a meditação.
Agora o praticante poderá focalizar sua concentração num único ponto, entrar em meditação e alcançar a dissolução das perturbações, e com isto assentar-se na serenidade e liberdade interna, na ausência completa de conflitos interiores.
O trabalho interno visa o assentamento do ser em sua realidade em si memo, como ser sem corpo e forma e isto se dá, nos graus mais avançados de meditação, pela regulação integral do ser, que libertando-se do corpo (soma), da energia (energossoma), da emoção (psicossoma) e da mente (mentalsoma, ego) poderá expandir-se e sentir-se como ser em si, consciência pura, livre, na mais profunda autenticidade e na certeza do bom destino no cosmo.
Assim, a relação entre o Yoga e a Parapsicologia é total, esta última dando os fundamentos científicos dos fenômenos da consciência associados às regulações, ao samadhi (semi-projeção, descoincidência ou projeção mental) e a kaivalyam (cosmoconsciência) e o aporte clínico-psicoterápico ao praticante ou aspirante do Yoga.
O Yoga é o caminho sistemático definitivo, científico, universal, para a dissolução das perturbações e para a vida mais serena, lúcida e feliz.

I'm a title
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

I'm another title
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

I'm another title
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

I'm another title
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.